Ingredientes
- 4 Tomates grandes maduros
- 1/2 Cebola grande picada
- Sal a gosto
- Manjericão apenas duas folhas picadas ou inteiras
- 3 Colheres de sopa Azeite.
Ingredientes
- 4 Tomates grandes maduros
- 1/2 Cebola grande picada
- Sal a gosto
- Manjericão apenas duas folhas picadas ou inteiras
- 3 Colheres de sopa Azeite.
Instruções
- 1- Essa receita vamos fazer sem pedaços, então para isso precisamos bater os tomates no liquidificador e coar para tirar as sementes e as cascas. Vamos utilizar somente a polpa.
- 2- Aquecemos uma panela uma panela e colocamos o azeite só depois que ela estiver aquecida para manter um pouco das propriedades e sabor do azeite na comida e adicionamos a cebola em seguida.
- 3- Para saber o momento em que a cebola já está suficientemente refoga, precisamos esperar que ela solte um aroma adocicado, aí sim podemos acrescentar a polpa de tomate já peneirada.
- 4- Colocamos o manjericão, tampamos e esperar secar parte da agua dos tomates, até perceber que o molho está espesso. Você vai perceber que vai começar a ver um pouco do azeite, como se o molho fosse começar a fritar. Esse é o momento que eu gosto de tirar do fogo.
Equipamento
- Panela Grande
- Peneira
Fazer molho de Tomate Italiano, em casa, é bem simples, mas tem sempre alguns passos que fazem toda a diferença, na hora de prepará-lo e é isso que vou ensinar aqui hoje.
E pode fazer sem medo, seguindo essas dicas ele não vai ficar ácido, pode confiar!
Ingredientes para o Molho de Tomate Italiano
Vou começar a explicar os ingredientes, para o nosso molho de tomate italiano, que depois vamos poder usar para nossas receitas de massas (lasanha, espaguete, nhoque) e também para carnes e frango.
4 tomates grandes maduros
Quanto aos Tomates é a mesma história de toda receita caseira, quanto melhor forem os ingredientes, menos tempero é necessário e mais gostoso fica.
Então seguindo essa linha, gaste tempo escolhendo o melhor tomate que tiver (o italiano de preferência), aquele bem vermelho, ainda firme para não estar passado, mas com a cor escura e aparência maduro.
1/2 cebola grande picada,
A cebola, podemos usá-la cortada em cubinhos, para fazer nosso molho italiano tradicional. Mas se tiver algum problema em ver a cebola cozida, como é o caso da minha filha, use a cebola ralada, que ela desaparece no molho.
Sal a gosto
Cuidado com o sal, é sempre mais fácil acrescentar sal, do que tirar, então coloque o sal, prove e se achar necessário acrescente mais ao final.
Manjericão (apenas duas folhas).
Estou colocando a quantidade de manjericão fresco, porque o sabor dele é bem forte e não é todo mundo que gosta.
Se você gostar muito e já estiver acostumada a usar, pode colocar mais.
3 colheres de sopa azeite.
Assim como os tomates, a qualidade e sabor do azeite faz toda diferença na hora de preparar esse molho. Escolha um azeite de Oliva extra virgem bom. Isso vai fazer a maior diferença no resultado do nosso molho de tomate vermelho.
Como preparar Molho Italiano para Massas:
1- Essa receita vamos fazer sem pedaços, então para isso precisamos bater os tomates no liquidificador e coar para tirar as sementes e as cascas. Vamos utilizar somente a polpa.
2- Aquecemos uma panela uma panela e colocamos o azeite só depois que ela estiver aquecida para manter um pouco das propriedades e sabor do azeite na comida e adicionamos a cebola em seguida.
3- Para saber o momento em que a cebola já está suficientemente refoga, precisamos esperar que ela solte um aroma adocicado, aí sim podemos acrescentar a polpa de tomate já peneirada.
4- Colocamos o manjericão, tampamos e esperar secar parte da agua dos tomates, até perceber que o molho está espesso. Você vai perceber que vai começar a ver um pouco do azeite, como se o molho fosse começar a fritar. Esse é o momento que eu gosto de tirar do fogo.
Dicas para seu Molho de Tomate caseiro
1- O segredo da salsa italiana é saber identificar o momento em que a cebola está pronta, tem que sentir o cheiro doce de cebola, para adicionar o tomate.
2- Colocar o azeite na panela quente e rapidamente adicionar as cebolas, para ele não perder suas propriedades e sabor e sim levar para a cebola.
Esta receita é ideal para comer com espaguete, lasanha, nhoque, macarrão, carne, almôndegas, berinjela, panquecas frango…
Validade: consumir até 7 dias, na geladeira.
Mantenha na geladeira ou no Congelador
Não esquece de deixar seu comentário e compartilhar esta receta de Molho de Tomate Simples com sua família, essa receita foi feita com muito amor para você.